Conforme explica o advogado Francisco de Assis e Silva JBS, a segurança jurídica legal é uma característica fundamental do Estado Democrático de Direito. Seu conceito é amplo, abrangendo os princípios da legalidade, da segurança, da irretroatividade das leis e dos atos administrativos, da dependência material e formal ao texto legal, da vinculação do poder judicial aos textos legais e do devido processo legal.
Essa característica é de extrema importância para dar seguimento à ordem e bem-estar da nação de todas as formas. Ainda assim, são poucas as pessoas que buscam conhecimento sobre o assunto, ou entendem o conceito de segurança jurídica legal. E pensando em reverter essa situação de falta de conhecimento que iremos apresentar alguns conceitos e explicações sobre esse setor. Logo, se você deseja aumentar o seu repertório nesse tipo de assunto, vale a pena ler o texto até o final!
Sobre a segurança jurídica
Conforme explica o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, o conceito de segurança jurídica está relacionado com a igualdade dos cidadãos perante a lei, que garante que ninguém possa ser discriminado ou excluído de direitos fundamentais por qualquer motivo: raça, cor, gênero ou opinião política. Ou seja, ela garante que qualquer cidadão esteja protegido pelas leis, e preservem a sua dignidade.
Dependendo do país, é possível observar a segurança jurídica sendo aplicada de modo diferente. Em outras palavras, enquanto o Estado de um país propõe que a segurança jurídica legal deva ser mantida preservando alguns direitos da população, outras oferecem uma proteção não tão segura, ou seja, essa segurança atua de modo mais escasso e sem tanto vigor.
Resumindo o conceito
De toda forma, conforme pontua o advogado Francisco de Assis e Silva JBS, é sempre bom lembrar que esse conceito está associado à necessidade que qualquer pessoa tenha para viver bem e em perfeita harmonia com as ordens impostas pelos seus governantes, logo, é de extrema importância dar o devido valor à segurança jurídica e a sua atuação no país.
Segurança jurídica legal
Além disso, o conceito de segurança jurídica inclui outras questões que causaram as relações entre os indivíduos e o Estado. A legalidade é um termo que pode ser associado à relação que as pessoas e as empresas possuem com as leis, ou seja, para que todas as coisas sejam aplicadas de modo justo, é essencial ter uma legalidade, ou seja, uma concordância de todas as partes.
Busque por mais conhecimento sobre a segurança jurídica
De toda forma, a segurança jurídica legal é mais um termo que remete à segurança jurídica que você acabou de descobrir. E se você percebeu que esse conceito deve ser mantido e respeitado para uma melhor ordem das coisas, que tal se aprofundar mais sobre o assunto? Conforme explica o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, vale a pena conhecer mais sobre a segurança jurídica legal e as suas aplicações nas leis brasileiras.