O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto maior e mais importante órgão oficial de informação do Brasil e um dos maiores do mundo, conclama o pensamento técnico de todos os agentes produtores e usuários de dados a tratar da consolidação do Sistema Nacional de Geociências, Estatística e Dados (SINGED).
Proposta do Brasil é efetuada no contexto mundial da Era Digital – operada fundamentalmente por empresas gigantes, maiores que países, e que, em muitos casos, aumenta a desigualdade digital. Essa desigualdade assume novas dimensões, mais profundas, inclusive, que a tradicional exclusão e pobreza que eram próprias da antiga Era Industrial.
O evento pretende trazer para a sociedade documentos com propostas elaboradas pelos técnicos e servidores do IBGE, para o debate dos riscos da ausência de regulação pública. “A soberania das Nações se encontra crescentemente comprometida. Para o segundo quarto do século XXI, uma nova governança pressupõe parâmetros globais democráticos e transparentes, constitutivos da regulação do universo digital, fruto possível da concertação participativa das Nações”, antecipa o presidente do IBGE, Marcio Pochmann.
Programação
Conferência terá cinco dias e expectativa da presença de mais de duas mil pessoas, com amplas discussões sobre os impactos da nova era digital na sociedade, na economia e na soberana dos países. No dia 29. haverá três meses redondas discutindo os riscos e oportunidades da era digital e suas interfaces com o Estado, as interações entre os setores públicos e privados e na cultura.
Na terça-feira, 30, o tema central será Governança do Sistema com debate das 9h às 12h. Nos dias 31 e 1º de agosto mesas redondas das 9h às 12h terão como tema respectivamente “Tecnologia e Dados” (31/7) e A comunicação transversal digital e os riscos e oportunidades para produtores e usuários na era digital (1º/8).