Se você tem interesse pelo assunto finanças e quer obter cada vez mais conhecimento e autonomia financeira, pontua o diretor da ID Serviços Financeiros, Rodrigo Balassiano, faz toda diferença procurar por livros que abordam o assunto de maneira didática e interessante.
Quer saber quais livros são esses? Leia este artigo e receba dicas ótimas para incrementar suas leituras e estudos diários.
Por que faz toda diferença estudar sobre finanças?
A educação financeira faz completa diferença na vida das pessoas, pois ela irá garantir liberdade e autonomia, como pontuado acima. Dessa forma, o controle do dinheiro passa a ser realizado de forma mais racional, preparada e irá gerar grandes frutos, principalmente a longo prazo, além de melhor estabelecimento de metas e objetivos a serem traçados e alcançados de forma menos dificultosa.
Confira a seguir livros sobre finanças que irão te ajudar neste processo de aprendizado e liberdade monetária.
- Os segredos da mente milionária, de Harv T. Eker
Este livro ensina o dinheiro a trabalhar para você e não o contrário. O milionário Harv T. Eker compartilha um pouco de suas experiências pessoais e traz a educação financeira a partir da perspectiva de como tudo mudou depois que você muda sua mentalidade negativa em relação ao dinheiro para um maior otimismo e ideias mais positivas.
- Como organizar sua vida financeira, de Gustavo Cerbasi
Considerado um dos livros mais completos e didáticos sobre educação financeira, esta obra de Gustavo Cerbasi ensina todos os detalhes de um planejamento eficiente das finanças. De acordo com Rodrigo Balassiano, nele é possível aprender a fazer a Declaração do Imposto de Renda, melhores maneiras de lidar com as dívidas, utilização do crédito como algo favorável, dicas sobre investimentos e muito mais.
- O homem mais rico da Babilônia, de George S. Clason
Neste livro, George Clason aborda os segredos dos sucessos dos antigos babilônios, além de trazer lições sobre como solucionar problemas financeiros, evitar a escassez de dinheiro, dicas de como não desperdiçar recursos e também como multiplicar a riqueza.
- O poder do hábito, de Charles Duhigg
Escrito pelo repórter investigativo do The New York Times, este livro traz soluções para mudar os hábitos negativos das pessoas em relação às suas finanças. Ao longo da narrativa são analisados padrões que identificam a perspicácia e a habilidade, dessa forma, O Poder do Hábito ajuda a entender como desejo, fé e persistência ajudam na prosperidade das finanças.
- Quem pensa enriquece, de Napoleon Hill
Considerado um best-seller e tendo vendido mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo, este livro aborda o que Napoleon Hill aprendeu ao acompanhar a ascensão de 500 das maiores fortunas do mundo, como Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller. O autor aborda 15 características comuns destes homens e ensina o que deve ser absorvido do exemplo de cada um deles, afirma o diretor Rodrigo Balassiano.
Estes são apenas alguns dos exemplos de inúmeras obras que abordam o ensino financeiro e as melhores maneiras de prosperar e mudar a mente baseado em grandes exemplos existentes pelo mundo afora.
Lendo estes livros você aprofunda-se nestas histórias, inspira-se e adquire conhecimentos que fazem total diferença para o cotidiano do controle financeiro, conclui Rodrigo Balassiano.