É do conhecimento de todos que frutas e verduras são alimentos perecíveis que podem ser amassados e estragados com facilidade. Por isso, é importante uma embalagem para verduras e frutas que auxiliam no transporte, evitando perdas e desperdícios. Para José Sanchez Oller, sócio-fundador da Solpack Agronet, empresa especializada em soluções em embalagens e telas de sombreamento, as embalagens também são uma forma do produto causar uma boa impressão a quem vai adquirir.
Abaixo, leia mais sobre a importância de uma boa embalagem para verduras:
Qual a importância de uma boa embalagem para verduras?
Para o pequeno agricultor ou até mesmo para a dona de casa que não sabe se a embalagem para verduras interfere na qualidade do produto essa passou a ser uma pergunta muito comum. Isso porque, frutas e verduras são mais frágeis que alimentos como feijão e arroz, portanto as embalagens passam a ser fundamentais para que o produto chegue com qualidade na casa do consumidor.
É através da embalagem que o cliente, muitas vezes, escolhe a mercadoria que deseja comprar, além disso, é importante ressaltar que a embalagem precisa conter a data de validade e todas as especificações determinadas por lei. Antes de escolher qual é a melhor opção para o seu produto, conheça as mais usadas no mercado agrícola brasileiro:
Madeira
A madeira foi uma das primeiras formas de embalagem para verduras e frutas usada no mundo. Entre suas vantagens de uso está a facilidade em carregar e a durabilidade, podendo ser utilizada mais de uma vez para transportar diferentes tipos de hortaliças e frutos. Entretanto, esse tipo de embalagem não garante uma segurança completa contra queda e muito menos contra bactérias e contaminações.
Papelão
Para Isabel Sanchez Oller, sócio-fundadora da Solpack Agronet, o papelão é vantajoso por seu baixo custo e possui diversos formatos para armazenamento. Entretanto, a umidade pode penetrar de forma mais fácil e estragando a embalagem. Geralmente esse tipo de material é usado para transporte de alimentos secos, como batatas e tomates.
Plástico
Pensando na fragilidade de embalagens para verduras como o papelão, a indústria tem desenvolvido proteções a base de plásticos. Este material é muito escolhido por sua facilidade em ser moldado como caixas, sacolas, películas e até frascos. Assim, passa a ser útil para armazenar todos os tipos de alimentos. Porém, os plásticos são conhecidos por não suportarem grandes temperaturas, levando o alimento a estragar em dias de calor intenso.
Isopor
Já o isopor, diferente dos plásticos, é recomendado para ajudar na manutenção de temperaturas. É muito usado no transporte de produtos que precisam ser mantidos fresco, como em embalagem para verduras, diz José Sanchez Oller. Entretanto, não é uma solução ecologicamente correta, já que o isopor é um material muito caro para reciclagens.
Entre todas as opções, o agricultor de pequeno, médio ou grande porte precisa analisar bem quais são as especificações de seus produtos antes de decidir qual será a melhor escolha em embalagem para verduras. Para a Solpack Agronet, investir em uma boa embalagem significa investir em qualidade e na certeza de que os produtos chegarão intactos à mesa do seu consumidor.