Ser uma empreendedora pode não parecer fácil na maioria das vezes, porém, conforme explica a empresária e economista brasileira, Claudia Angelica Martinez, é sempre bom tomar como base experiências adquiridas por outras que, após anos de dedicação na carreira, conseguiram se desempenhar muito bem, e resolveram deixar alguns ensinamentos para as que estão começando agora.
Esses ensinamentos servem como contribuição e ajuda para diversas mulheres que não sabem que atitudes tomar logo no início do processo de empreendedorismo. E dentre todas as possibilidades de auxílio, dessa vez, decidimos separar 5 ações que são consideradas as mais importantes para serem praticadas. Se você quer saber quais são elas, confira cada tópico a seguir!
1 – Começar sem estar pronta
A primeira dica para aquelas mulheres que desejam desempenhar uma carreira de sucesso, é começar. Conforme pontua a empresária Claudia Martinez, esse começo, porém, não deve ser planejado. Para falar a verdade, o ideal é que você saia do lugar apenas com o que tem, quer dizer, comece sem mesmo estar pronta, pois o grande erro de muitas empreendedoras é querer ter tudo idealizado e não sair do lugar até se sentir confiante — e para falar a verdade, isso é uma perda de tempo.
2 – Buscar sempre por uma melhor versão
Já a segunda dica tem relação não só com os negócios, mas com a vida pessoal de cada mulher. Nota-se que boas empreendedoras se dedicam tanto na carreira, quanto em sua rotina particular. Isso demonstra que elas são capazes de dar conta de tudo e um pouco mais, e não deixam que o trabalho interfira em um bom rendimento pessoal diário. Você pode agir nas mesmas circunstâncias cuidando da sua saúde mental e física, e também desenvolvendo melhores relacionamentos.
3 – Retirar os sonhos do papel
Outra dica, ainda que pareça clichê, tem a ver com o planejamento e a ação. Conforme comenta Claudia Angelica Martinez, o problema de uma carreira de sucesso não dar certo na maioria das vezes é porque muitas mulheres não tiram os sonhos do papel, e ficam diariamente tramando o que poderia ser feito, contudo, o problema disso é que, enquanto não houver ação, não existirá nenhum resultado.
4 – Ter sempre um bom motivo
Para mais, uma mulher que sabe o que quer tem sempre um bom motivo. Isso quer dizer que é muito importante você ter os “porquês” na ponta da língua, seja para responder o motivo de querer ser uma empreendedora renomada, fazer a diferença, ou até mesmo criar um serviço que transforma a vida de muitas outras. Por isso, saiba sempre a razão pela qual você está se dedicando.
5 – Focar em soluções
Finalmente, a última dica, e talvez a mais essencial, é ter foco em soluções. Para a economista Claudia Martinez, mulheres inteligentes não são focadas nos problemas, mas em boas soluções, já que é somente dessa maneira que o foco e determinação se atrelam a uma boa conquista, diminuindo as preocupações dessa carreira, e dando abertura para melhores resultados.