Info wifi Notícias
  • Home
  • Internet
  • Notícias
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Reading: Sonda chinesa pousa no lado oculto da Lua em missão histórica de coleta do solo
Info wifi NotíciasInfo wifi Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Internet
  • Notícias
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Internet
  • Notícias
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Info wifi Notícias > Blog > Tecnologia > Sonda chinesa pousa no lado oculto da Lua em missão histórica de coleta do solo
Tecnologia

Sonda chinesa pousa no lado oculto da Lua em missão histórica de coleta do solo

Wagner Becker
Wagner Becker 4 de junho de 2024 6 Min Read
Share

Chang’e-6 faz esforço lunar robótico mais complexo da China até à hoje na missão não tripulada que visa devolver à Terra amostras do outro lado da Lua pela primeira vez

O módulo lunar Chang’e-6 da China pousou com sucesso no outro lado da Lua na madrugada deste domingo (2), em um passo significativo para a ambiciosa missão que poderia promover as aspirações do país de colocar astronautas na Lua.

A sonda Chang’e-6 aterrou na Bacia do Polo Sul-Aitken, onde começará a recolher amostras da superfície lunar, anunciou a Administração Espacial Nacional da China.

Sendo o esforço lunar robótico mais complexo da China até à data, a missão não tripulada visa devolver à Terra amostras do outro lado da Lua pela primeira vez.

O pouso marca a segunda vez que uma missão alcança com sucesso o outro lado da lua. A China completou esse feito histórico pela primeira vez em 2019 com a sua sonda Chang’e-4.

Se tudo correr como planejado, a missão – que começou em 3 de maio e deverá durar 53 dias – poderá ser um marco fundamental no esforço da China para se tornar uma potência espacial dominante.

Os planos do país incluem pousar astronautas na Lua até 2030 e construir uma base de pesquisa no polo sul – uma região que se acredita conter água gelada.

A alunissagem de domingo ocorre num momento em que um número crescente de países, incluindo os Estados Unidos, olha para os benefícios estratégicos e científicos da exploração lunar expandida num campo cada vez mais competitivo.

As amostras recolhidas pela sonda Chang’e-6 poderão fornecer pistas importantes sobre a origem e evolução da Lua, da Terra e do sistema solar, dizem os especialistas – enquanto a própria missão fornece dados importantes e práticas técnicas para promover as ambições lunares da China.

Chang’e-6 pousou em uma cratera de impacto conhecida como Bacia Apollo, localizada na extensa Bacia Aitken do Polo Sul, com cerca de 2.500 quilômetros de diâmetro, de acordo com a mídia estatal chinesa Xinhua.

Ele orbitou a Lua por cerca de 20 dias como parte de uma sonda maior, composta de quatro partes: um orbitador, um módulo de aterrissagem, um ascendente e um módulo de reentrada.

Espera-se agora que utilize uma broca e um braço mecânico para recolher até 2 quilogramas de poeira lunar e rochas da bacia, uma cratera formada há cerca de 4 bilhões de anos.

A sonda passará dois dias no outro lado da Lua e 14 horas para coletar amostras do solo lunar, informou a Xinhua.

Para completar sua missão, o módulo de pouso precisará armazenar roboticamente essas amostras em um veículo de subida que fez o pouso com ele.

O veículo de subida retornará então à órbita lunar, onde irá atracar e transferir as amostras para uma cápsula de reentrada, de acordo com informações da missão fornecidas pela Administração Espacial Nacional da China.

A cápsula de reentrada e o orbitador viajarão então de volta à órbita da Terra e se separarão, permitindo que a cápsula de reentrada faça seu retorno esperado no final deste mês ao local de pouso de Siziwang Banner, na região rural da Mongólia Interior, na China.

A missão tecnicamente complexa torna-se mais desafiadora devido ao local onde está sendo conduzida. O lado oculto da Lua está fora do alcance das comunicações normais, o que significa que a Chang’e-6 também deve contar com um satélite que foi lançado em órbita lunar em março, o Queqiao-2.

A China planeja lançar mais duas missões da série Chang-e à medida que se aproxima de sua meta para 2030 de enviar astronautas à Lua.

Múltiplas nações estão expandindo os seus programas lunares, com um foco crescente na garantia do acesso aos recursos e na maior exploração do espaço profundo.

No ano passado, a Índia pousou uma espaçonave na Lua pela primeira vez, enquanto a primeira missão de pouso lunar da Rússia em décadas terminou em fracasso quando sua sonda Luna 25 colidiu com a superfície lunar.

Em janeiro, o Japão se tornou o quinto país a pousar uma espaçonave na Lua, embora seu módulo de pouso Moon Sniper enfrentasse problemas de energia devido a um ângulo de pouso incorreto.

No mês seguinte, a IM-1, uma missão financiada pela NASA e projetada pela empresa privada Intuitive Machines, com sede no Texas, pousou perto do polo sul.

Essa alunissagem – a primeira de uma nave espacial fabricada nos EUA em mais de cinco décadas – está entre as várias missões comerciais planejadas destinadas a explorar a superfície lunar antes da NASA tentar devolver para lá os astronautas dos EUA já em 2026 e construir o seu acampamento de base científico.

Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Previous Article Bilionário japonês cancela primeira missão de voo privado ao redor da Lua
Next Article Céu de junho traz conjunções entre astros celestes
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Brasil lidera inovação com tecnologia pioneira para barcos movidos a hidrogênio verde na COP30
Tecnologia
Brasil avança com política inovadora para expandir cabos submarinos e fortalecer a conectividade nacional
Notícias
Como o público mais velho está transformando o crescimento das compras online no Brasil
Internet
FotoModel
O futuro da fotografia de moda é virtual: conheça o aplicativo revolucionário
Notícias
SG Consórcios - Segatt e Genrro Ltda
Custeio rural: a SG Consórcios – Segatt e Genrro Ltda explica como o crédito é essencial para impulsionar a produção agrícola no Brasil
Notícias
Robson Gimenes Pontes
Engenharia de Produção e Administração: uma união poderosa na gestão estratégica de benefícios corporativos
Notícias
Cientistas Conquistam Recorde ao Captar Sinal de Laser Vindo do Espaço: O Que Isso Significa para a Ciência
Tecnologia
Starlink Mini Chega ao Brasil: A Nova Era da Internet Rápida e Acessível
Notícias

You Might Also Like

Tecnologia

Como o Smartwatch Pode Transformar o Controle do Diabetes: O Impacto de Tecnologias Vestíveis na Saúde

1 de abril de 2025
Tecnologia

Mercado de Profissões Ligadas à Tecnologia Cresce 740% em Uma Década

7 de fevereiro de 2025
Tecnologia

Tecnologia e Sustentabilidade: Inovações que Transformam o Futuro

18 de março de 2025
Tecnologia

Como usar a Eletrônica e a Automação nas Academias?

22 de maio de 2024
Info wifi Notícias
  • Home
  • Internet
  • Notícias
  • Tecnologia
  • Sobre Nós

InfoWifi: Mergulhe no universo digital com a gente! Nossas notícias cobrem desde os lançamentos mais recentes até as tendências mais quentes da internet.

© 2025 Info Wifi Notícias- [email protected] – tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?