De acordo com Marco Carbonari, proprietário da vinícola Villa Santa Maria, localizada no vale do Baú em São Paulo, o universo dos vinhos engloba muitos tópicos e aspectos riquíssimos. Entre eles há, também, os chamados vinho reserva e o vinho reservado.
A principal diferença entre eles é a passagem pela madeira. Marco Carbonari explica que o vinho classificado ‘reserva’ indica que, em seu processo de guarda (envelhecimento), a bebida passou por uma série de processos para garantir sua superioridade. Entenda:
VINHO RESERVA:
O processo, de acordo com Marco Carbonari, conta com uma produção especial. Por lei, o vinho reserva deve descansar 36 meses antes de chegar até o consumidor, sendo:
Nos primeiros 12 meses: descansando em barril de carvalho.
Nos 24 meses seguintes: amadurece na garrafa.
Entretanto, Marco Carbonari elucida que o período no carvalho pode ser ainda maior, dependendo do produtor e da lei vigente na região.
A passagem pelo carvalho traz ainda mais complexidade à bebida, influenciando em vários aspectos da bebida. Marco Carbonari conta que a produção possui um custo muito elevado por conta de toda a maturação e a utilização das melhores uvas da vinícola.
VINHO RESERVADO
O vinho reservado, por sua vez, não indica safra. Marco Carbonari informa que isso acontece porque, costumam ser elaborados em grande escala, combinando diversos vinhedos para a elaboração da bebida.
Colhidas mecanicamente, os vinhos reservados podem reaproveitar os barris velhos dos vinhos reserva. Marco Carbonari revela que isso não faz com que ele seja ruim, apenas que possui um processo de elaboração bem menos rígido do que quando comparado com o vinho reserva.
São vinhos ideais para o dia a dia e não possuem complexidade em seus aromas e sabores.
Marco Carbonari comenta que, para não se enganar na hora de comprar um vinho, é fundamental ficar atento ao rótulo e verificar sua procedência. Se possível, opte por degustar antes de comprar, pois é possível notar a diferença entre o sabor e o aroma dos vinhos reserva em comparação aos vinhos reservados.