A reversão de laqueadura é um procedimento escolhido por muitas mulheres que desejam engravidar novamente. Para o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, essa cirurgia traz uma maior possibilidade para esse público, em casos de arrependimento. Isso porque, por meio dela é possível desfazer a laqueadura e com isso, aumentar as chances de uma nova gestação. Mas em quais casos essa opção não é indicada? Continue a leitura deste artigo para descobrir!
O que é a laqueadura?
Antes de entender sobre esse procedimento é importante esclarecer o que é a laqueadura. Sendo uma cirurgia comum entre as mulheres que não desejam ter mais filhos, ela pode ser realizada de diferentes formas, a fim de que os espermatozóides não encontrem os óvulos. Assim, são efetuadas modificações nas tubas uterinas, para impedir que ocorra essa passagem.
O que é a reversão de laqueadura?
Mas e se a paciente se arrepender e desejar ter mais filhos após a cirurgia? Saiba que é possível modificar esse quadro através da reversão de laqueadura. Efetuada através da laparoscopia, o principal objetivo desse procedimento é o de ligar as trompas, para que assim, ocorra a gravidez. O expert em cirurgia ginecológica Orcione Guimarães Júnior, comenta que é importante buscar conselhos médicos antes de realizar esse processo.
Como funciona?
Como citado anteriormente, a reversão de laqueadura ocorre por meio da laparoscopia. Assim, são realizadas pequenas incisões para que seja possível efetuar todo o procedimento. Para ter certeza que o canal foi religado, é injetado ao final do processo, um líquido com cor azul. Após todas essas etapas, é importante que a paciente siga todas as instruções e cuidados pós-cirúrgicos.
Em quais casos a reversão de laqueadura não é possível?
Agora que você entendeu sobre essa cirurgia, resta a seguinte questão: em quais casos não é possível realizá-la? Nesse sentido, saiba que em mulheres com idades avançadas e com uma saúde debilitada, esse procedimento não pode ser feito. O expert em endometriose Orcione Ferreira Guimarães Júnior entende que é fundamental se atentar a esses requisitos.
Ademais, o tipo de laqueadura realizada também pode ser um fator decisivo nesse momento. Isso porque, nos casos em que as trombas e regiões do útero estão debilitadas ou deformadas, não será possível efetuar a ligação. Por isso, é de grande importância contar com a avaliação médica e exames, os quais irão determinar se essa cirurgia será ou não possível.
Sendo assim, se você deseja realizar esse tipo de cirurgia, é importante se atentar a esses detalhes. Por isso, para saber mais informações sobre a saúde da mulher, gestação e demais conteúdos, visite o site: www.clinicadrorcione.com, Instagram: @drorcionejunior e Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1, do Mestre em Ciências da Saúde, Orcione Guimarães Júnior.