A uva Alvarinho é originária de Melgaço, região dos vinhos verdes em Portugal, sendo uma variedade típica do país. Marco Antonio Carbonari, proprietário da vinícola Villa Santa Maria (Vale do Baú – SP) nos revelou um pouco mais sobre essa casta tão querida. Veja:
Por muitos é considerada a melhor de Portugal, a uva Alvarinho, segundo Marco Antonio Carbonari, tem baixa produção por conta de seus bagos pequenos. Dispõe de açúcar elevado,além de uma casca grossa que permite que suporte o frio, resultando em vinhos mais ácidos e alcoólicos.
Os vinhos de Alvarinho são, geralmente, delicados e perfumados, sempre bem estruturados. Marco Antonio Carbonari revela que a quantidade de taninos é normalmente alta, além de sua graduação alcoólica acima de 11% e potencial de envelhecimento.
Marco Antonio Carbonari explica que a harmonização pode ser feita com alimentos leves, frutados, minerais e ácidos. Peixes, carne de porco e aves podem criar uma combinação incrível quando acompanhados por vinhos Alvarinho.
Vale dizer também que o Alvarinho se destaca entre os demais vinhos verdes por conta do seu corpo robusto, grau alcoólico e capacidade de envelhecimento. Marco Antonio Carbonari diz ainda que a cor é cítrica, com aroma florais e de frutas. É fresco, leve, de alta qualidade e rústico.
Quer conhecer mais sobre esta e outras castas, vivenciar uma experiência gastronômica incrível e degustar vinhos estonteantes? Marco Antonio Carbonari os convida para uma visita na vinícola Villa Santa Maria, onde poderá fazer tudo isso!
Agende pelo WhatsApp: (12) 9 9747-6298.