O mercado empresarial tem sido caracterizado por uma evolução constante, com inovações tecnológicas e mudanças para o consumidor. Para Haroldo Dalazoana Afonso Durães — que além de empresário, também se interessa pelo futuro das empresas —, é difícil prever com certeza como o mercado empresarial será em alguns anos, não é verdade?
Ainda assim, é possível ter uma ideia do que pode acontecer com base nas tendências atuais e nas possíveis inovações futuras. Neste artigo, separamos 5 tendências que consideramos relevantes o suficiente para se pensar sobre o futuro das empresas. Portanto, se você considera esse tema relevante, que tal aproveitar para ler o texto até o final?
A Inteligência Artificial será mais presente
Vamos começar com a Inteligência Artificial. Haroldo Dalazoana Afonso Durães explica que a IA é uma tecnologia que vem crescendo rapidamente e é provável que se torne ainda mais presente nas empresas nos próximos anos. Com a IA, as empresas poderão automatizar tarefas repetitivas e tomar decisões mais informadas e precisas.
A sustentabilidade será mais discutida
Na sequência, outro aspecto relevante que será um tema muito relevante é a questão da sustentabilidade. Essa, por sua vez, é uma tendência crescente no mercado empresarial e continuará sendo um fator importante nas próximas décadas. As empresas que não se adaptarem a essa tendência podem enfrentar desafios de reputação e de demanda dos consumidores.
Terá um crescimento da economia compartilhada
Depois, existe a economia compartilhada que já vem ganhando força nos últimos anos. Conforme pontua o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, com a popularidade de serviços como Uber e o Airbnb, é provável que outras empresas adotem esse modelo de negócio em diferentes setores, e passem a trabalhar e investir de modo mais simplificado e lucrativo. Você não concorda?
A influência das gerações mais novas será mais forte
Não podemos deixar de lado que os jovens estão cada vez mais conscientes das questões sociais e ambientais e esperam que as empresas também atuem de forma responsável, não é mesmo? Isso significa que as empresas que não se adaptarem a essa expectativa podem enfrentar dificuldades em atrair e reter clientes ao longo do tempo, e podem, inclusive, entrar em falência.
Haverá mudanças no local de trabalho
Por fim, Haroldo Dalazoana Afonso Durães explica que o local de trabalho mudará significativamente nos próximos anos. Com a crescente adoção do trabalho remoto, as empresas precisarão se adaptar a novos modelos de gestão e colaboração. Inclusive, durante o tempo de pandemia, foi possível notar que algumas funções podem ser facilmente desempenhadas em suas casas sem o menor risco de descomprometimento.
Mas e você, acrescentaria mais algum item à nossa lista de possíveis mudanças no futuro das empresas?