O mercado de capitais é extremamente importante para a economia mundial. Diante disso, o empresário Vicente Conte Neto entende que é interessante conhecer a história do mercado de capitais, a fim de compreender melhor como ele funciona e suas características. Quer saber mais sobre o mercado de capitais? Continue acompanhando a leitura.
Surgimento do mercado de capitais
Conforme explica Vicente Conte Neto, a primeira estrutura que compreende o mercado de capitais surgiu na Holanda, por volta do século XVI. Assim, essa organização permaneceu até os dias de hoje, influenciando na estrutura de outros tipos de mercado de capitais.
Logo, esse mercado de captações financeiras começou a se expandir pelo mundo todo, fazendo com que a primeira Bolsa de Valores brasileira fosse criada no ano de 1851 no estado do Rio de Janeiro. Já em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos, a primeira bolsa foi criada por volta dos anos de 1800.
Brasil e o mercado de capitais
Além disso, como indica o empreendedor Vicente Conte Neto, após o surgimento da primeira Bolsa de Valores do Brasil, houveram a criação de outras bolsas que tinham o intuito de operar valores financeiros de outras regiões do território nacional. Desse modo, uma outra bolsa foi criada em São Paulo em 1890.
No entanto, essa bolsa do estado paulista somente foi reconhecida como a principal Bolsa de Valores brasileira no ano de 2000. Portanto, antes disso, por volta dos anos 40 e 50, era comum que as pessoas investissem em imóveis e não em títulos públicos e privados, como os acionistas contemporâneos costumam fazer.
Criação de leis para o mercado de capitais
Por fim, como aponta o especialista no mundo de negócios Vicente Conte Neto, visto que o mercado de capitais é um dos principais ambientes onde ocorrem as comercializações e movimentações financeiras, houve a necessidade de estabelecer normas para uma dinâmica econômica mais justa e livre de corrupções.
Dessa forma, uma das principais leis que regem as atividades desse mercado é a Lei nº 4.537/1964, que foi responsável por implementar uma correção monetária a partir da elaboração da lei da reforma bancária. Também, criou-se o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central, que são os principais órgãos que administram e fiscalizam as comercializações desse ambiente.
Interessante saber como o mercado financeiro surgiu no Brasil, não é mesmo?